O meu e-portefólio

 



Este será o meu e-portefólio.

É a primeira vez que construo um portefólio digital, um e-portefólio. Já trabalhei com portefólios num âmbito de formação e como formadora, nunca criei um portefólio como aluna…

Veremos como decorrerá esta primeira aventura!



Mas o que é um portefólio?

O portefólio, na origem da palavra, corresponde a “uma amostra diversificada e representativa de trabalhos realizados pelo aluno ao longo de um período amplo de tempo, que cubra a abrangência, a profundidade e o desenvolvimento conceptual” (Pinto e Santos, 2006, p.148). Assim, pode ser entendido como um instrumento pedagógico, pois traduz a evolução do trabalho do aluno proporcionando ao professor um conhecimento mais aprofundado sobre o mesmo.

Em educação, o portefólio articula-se, ainda, com a possibilidade de consolidar e aprofundar o conhecimento sobre as aprendizagens, permitido, assim uma melhor compreensão do que foi aprendido, como foi aprendido e as dificuldades encontradas durante o processo de aprendizagem.

Gomes (2006) afirma que, no contexto educacional, um portefólio pode assumir diferentes vertentes - de desenvolvimento pessoal; de aprendizagem e/ou de avaliação. Flores et al. (2015) considera que os portefólios, como instrumento de avaliação, permitem evidenciar a importância do aluno como elemento decisivo e construtor do processo ensino/aprendizagem/avaliação, indo de encontro ao reforçado por Gomes

“Na realidade, um portefólio de avaliação é também e simultaneamente um portefólio de aprendizagem pois o que se pretende é avaliar as aprendizagens efectuadas pelos alunos não só em termos de produtos mas também de processos. Na medida em que um portefólio construído tendo em vista ser um instrumento de avaliação deve ser revelador quer da dimensão “produtos”, quer da dimensão “processos”, este acaba por ser também um portefólio de aprendizagem que, ao incluir elementos do percurso de aprendizagem dos alunos, ao revelar as suas reflexões, o seu percurso em termos de capacidade de pesquisa, selecção, análise, síntese, autonomia, etc. é também um elemento frequentemente revelador de um percurso de desenvolvimento pessoal.” (Gomes, 2016, p. 296)

Atualmente, numa educação digital e virtual, o portefólio não contém apenas documentos em formato papel e o nome folium pode representar uma diversidade de materiais de multimédia (convergência entre computadores e Internet) e hipermédia (capacidade de interligar os nós que contêm diferentes tipos de informação multimédia). Passamos a designar este portefólio digital / virtual / online por e-portefólio.




Referências:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

EDUCAÇÃO DIGITAL E ECOSSISTEMAS DE APRENDIZAGEM EM REDE: Os Ecossistemas Digitais de Aprendizagem

A VIRTUALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS - AUTENTICIDADE E TRANSPARÊNCIA

TRABALHO FINAL - Proposta de Plano de Dissertação em Pedagogia do eLearning