Mensagens

A mostrar mensagens de maio 5, 2021

Avaliação Pedagógica - Atuais perspetivas (Tema 1)

No âmbito do Tema 1 - Avaliação Pedagógica - Atuais perspetivas, fomos convidados a analisar o artigo de Pinto, A Avaliação em Educação: da linearidade dos usos à complexidade das práticas , e posterior partilha, em fórum, das ideias assinaladas e fundamentação da escola, para debate com toda a turma. Segue-se a minha partilha das ideias assinaladas:      “ Depois de uma leitura e reflexão do texto proposto, considero que dois pontos fortes do artigo são as diferentes funções que a avaliação foi assumindo ao longo dos tempos e como essas funções ainda hoje se encontram atuais e são implementadas, apesar dos vários séculos durante os quais se têm vindo a estudar e a implementar a avaliação em contextos educativos.      O conceito de avaliação está intrínseco à atividade e como refere Pinto (2016, p.5) “as ideias sobre avaliação são produtos de um tempo histórico e é nessa medida que devem ser olhadas e compreendidas. Com a alargamento do acesso à educação, em meados do séc. XVI, e com o