Mensagens

A mostrar mensagens de abril 30, 2021

EDUCAÇÃO DIGITAL E ECOSSISTEMAS DE APRENDIZAGEM EM REDE: Modelos Pedagógicos Virtuais

Imagem
As teorias de aprendizagem, segundo Lima e Capitão (2003), preocupam-se essencialmente com duas questões fundamentais: “qual a natureza do conhecimento?” e “como ocorre a aprendizagem?”. A Teoria Construtivista abraça as necessidades pedagógicas do e-learning, uma vez que o foco pedagógico (ensino) é fomentar e orientar o processo mental do aluno, dado que o conhecimento resulta da construção pessoal, considerando que, no processo de aprendizagem, os modelos mentais do aluno devem ajustar-se e acomodar-se às novas experiências, não se resumindo a aprendizagem apenas à transmissão de conhecimento (Cruz, 2014). Recorde-se que: “o objetivo atual da educação é preparar os jovens para as competências exigidas pela sociedade da informação e do conhecimento (trabalho em equipa, saber selecionar, pesquisar, relacionar entre si e sintetizar informação, espírito crítico e capacidade de iniciativa na resolução de problemas). Nesta perspetiva, o construtivismo apresenta-se como a teoria da apr