Mensagens

A mostrar mensagens de abril 25, 2021

Tema 1 - Bibliografia Anotada relativa ao tópico "Abordagens pedagógicas em elearning e o papel do professor em contexto online.”

No âmbito da Unidade Curricular Processo Pedagógicos em E-learning, na temática I - A Pedagogia do eLearning, somos desafiados a elaborar uma bibliografia anotada subjacente ao seguinte tópicos: “Abordagens pedagógicas em elearning e o papel do professor em contexto online.” Depois de uma pesquisa e da leitura de alguns artigos, foram selecionados os dois que se seguem por referirem o papel do tutor on-line, uma vez que no ensino online, não é suficiente ser-se professor, e a necessidade de abordagens pedagógicas diferenciadas para as diferentes modalidades de ensino. Segue-se então as duas bibliografias selecionadas anotadas. Martins, E. (2015). Tutoria em Educação a Distância: Efetividade do Tutor no Desempenho dos Alunos no EaD. Revista de Educação, 16(20/21). Acedido a 21/04/2021, em https://revista.pgsskroton.com/index.php/educ/article/view/2879 O artigo foca-se no papel do professor/tutor na educação a distância. O autor começa por referenciar as a preocupação das instituiçõe

EDUCAÇÃO DIGITAL E ECOSSISTEMAS DE APRENDIZAGEM EM REDE: O que é a Educação Digital?

Imagem
Neste vídeo do Professor António Moreia, fala-nos de uma nova era, uma era híbrida, onde o analógico e o digital coabitam. Esta era de mudanças que nos conduz a uma educação disruptiva, onde não faz mais sentido falar de uma educação numa modalidade presencial ou de uma educação numa modalidade a distância. Fala-se assim de uma Educação Híbrida com metodologias diferenciadas, onde as metodologias mais tradicionais são valorizadas no seu potencial, mas surgem também as metodologias ativas, que ganham um papel importante, e as ferramentas digitais que dialogam com ferramentas analógicas. Atualmente, esbatem-se as dicotomias entre o mundo online e offline e, tal como apontam Schlemmer e Moreira (2019), viemos num mundo hiperconectado. Uma introspeção sobre o nosso dia-a-dia permite-nos, facilmente, compreender esta ideia. As tecnologias fazem parte do nosso quotidiano. O mesmo acontece em educação, as tecnologias de comunicação e informação utilizadas foram evoluindo, desde o uso dos li

O meu e-portefólio

Imagem
  Este será o meu e-portefólio. É a primeira vez que construo um portefólio digital, um e-portefólio. Já trabalhei com portefólios num âmbito de formação e como formadora, nunca criei um portefólio como aluna… Veremos como decorrerá esta primeira aventura! Mas o que é um portefólio? O portefólio, na origem da palavra, corresponde a “uma amostra diversificada e representativa de trabalhos realizados pelo aluno ao longo de um período amplo de tempo, que cubra a abrangência, a profundidade e o desenvolvimento conceptual” (Pinto e Santos, 2006, p.148). Assim, pode ser entendido como um instrumento pedagógico, pois traduz a evolução do trabalho do aluno proporcionando ao professor um conhecimento mais aprofundado sobre o mesmo. Em educação, o portefólio articula-se, ainda, com a possibilidade de consolidar e aprofundar o conhecimento sobre as aprendizagens, permitido, assim uma melhor compreensão do que foi aprendido, como foi aprendido e as dificuldades encontradas durante o processo de