EDUCAÇÃO DIGITAL E ECOSSISTEMAS DE APRENDIZAGEM EM REDE: O que é a Educação Digital?



Neste vídeo do Professor António Moreia, fala-nos de uma nova era, uma era híbrida, onde o analógico e o digital coabitam. Esta era de mudanças que nos conduz a uma educação disruptiva, onde não faz mais sentido falar de uma educação numa modalidade presencial ou de uma educação numa modalidade a distância. Fala-se assim de uma Educação Híbrida com metodologias diferenciadas, onde as metodologias mais tradicionais são valorizadas no seu potencial, mas surgem também as metodologias ativas, que ganham um papel importante, e as ferramentas digitais que dialogam com ferramentas analógicas.


Atualmente, esbatem-se as dicotomias entre o mundo online e offline e, tal como apontam Schlemmer e Moreira (2019), viemos num mundo hiperconectado. Uma introspeção sobre o nosso dia-a-dia permite-nos, facilmente, compreender esta ideia. As tecnologias fazem parte do nosso quotidiano.

O mesmo acontece em educação, as tecnologias de comunicação e informação utilizadas foram evoluindo, desde o uso dos livros, a introdução de meios áudios, até ao uso dos computadores em sala de aula e recurso à internet, e a tudo o que advêm desta. Foram surgindo assim, e aos poucos, novas formas de educação, por oposição ao ensino presencial tradicional.

A educação digital surge como uma forma abrangente de se referenciar toda e qualquer ação pedagógica enriquecida por tecnologias digitais, com recurso ou não a redes de comunicação. Mas, Moreira e Schlemmer (2019) alertam para o risco de colocar demasiado enfase na tecnologia, referindo que é essencial uma apropriação tecnológica.

Portanto, a educação digital assenta na utilização de tecnologias digitais, não sendo necessariamente exigido que essas tecnologias estejam conectadas em rede, nem definida uma frequência “mínima” para a utilização dessas tecnologias digitais. A educação digital poderá fazer um uso ténue das tecnologias ou ser uma educação completamente online, com recurso exclusivo às referidas tecnologias digitais, podendo assumir diferentes modalidades, mas sempre com o objetivo de enriquecer a educação. O uso por si só das tecnologias não converte um modelo de educação tradicional em educação digital. As tecnologias têm de ser usadas com um propósito, com objetivos claros e com recurso a pedagogias emergentes. A pedagogia deve ser significativa, deve utilizar-se de forma adequada para dar significado à aprendizagem.

Mas como já referido, e de acordo com o Professor António Moreira, no vídeo acima, ainda é cedo para se falar de uma era, completamente, digital, o analógico ainda se mantem presente, fazendo sentido conceber esta nossa de hibridade. Assim, ao falar de uma educação híbrida será completamente normal combinar metodologias de caracter transmissivo com pedagogias mais dialogantes, cooperativas e colaborativas.

A educação digital é entendida como “um movimento entre atores humanos e não humanos que coexistem e estão em comunicação direta, não mediada pela representação, em que nada se passa com um que não afete o outro.” (Moreira e Schlemmer, 2019, p. 23).





Referências:
  • Schlemmer, E.; Moreira, J. A. (2019) Modalidade da Pós-Graduação Stricto Sensu em discussão: dos modelos de EaD aos ecossistemas de inovação num contexto híbrido e multimodal Educação Unisinos 23(4): 689-708, outubro-dezembro 2019. OIi: 10.4013/2019.234.06
  • Moreira, J. A., & Schlemmer, E. (2020). Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital onlife. Revista Inteações. 55, 103-122. DOI: 10.25755/int.21039
  • Basak, S.; Wotto, M. Bélanger, P. (2018) E-learning, M-learning and D-learning: Conceptual definition and comparative analysis. DOI: 10.1177/2042753018785180
  • Bourgeois, A., Birch, P. & Davydovskaia, O. (2019). Eurydice Brief. Digital Education at School in Europe. Comissão Europeia. https://eacea.ec.europa.eu/national-policies/eurydice/sites/eurydice/files/eurydice_brief_digital_education_n.pdf

Comentários

Mensagens populares deste blogue

EDUCAÇÃO DIGITAL E ECOSSISTEMAS DE APRENDIZAGEM EM REDE: Os Ecossistemas Digitais de Aprendizagem

A VIRTUALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS - AUTENTICIDADE E TRANSPARÊNCIA

TRABALHO FINAL - Proposta de Plano de Dissertação em Pedagogia do eLearning