PLATAFORMAS DIGITAIS, AMBIENTES DIGITAIS VIRTUAIS 3D, REDES SOCIAIS E JOGOS DIGITAIS: Redes Sociais

 


As redes sociais têm conquistado espaço nas ações educativas. Assim, nos últimos tempos têm surgido trabalhos que procuram identificar e explorar o potencial educativo dessas redes sociais.


Como afirmam Favero, Faller e Rosa (2018), assumindo que a educação vai além das quatro paredes da sala de aula, adotando um significado mais amplo, que afeta a vida das pessoas, deverá haver um esforço da parte do professor em procurar alternativas que possibilitem uma adequação as mudanças. Neste contexto, as redes sociais permitem ir de encontro a uma educação pluridimensional, mencionada por Delors, no relatório Educação: um Tesouro a descobrir. As possibilidades de aprender disponíveis fora da escola e oferecidas pela sociedade, que podem ser oferecidas no ciberespaço, com o uso adequado das redes sociais

Para além disso, as redes sociais podem gerar novas sinergias entre os membros de uma comunidade educativa, quando facilitam a partilha de informações de temas estudados, o estudo em grupo, a divulgação de conteúdos informativos, a partilha de recursos (documentos, apresentações, links, vídeos)

Moreira e Januário (2014) consideram que as redes socias podem “potenciar a comunicação e a partilha de informação e conhecimento, e pode(m) permitir o desenvolvimento de capacidades e estratégias de ensino/aprendizagem mais dinâmicas e interativas, abertas e criativas, possibilitando uma maior participação dos intervenientes, um melhor aproveitamento dos recursos e mais mobilidade de informação e conhecimento”. Desta forma, propõe romper com os modelos de organização curricular hierarquizados, nos quais o professor é o único detentor do conhecimento, apostando-se em modelos nos quais o professor surge como um tutor ou mediador da aprendizagem, aprendizagem essa que se constrói através da atividade colaborativa dos alunos.


Referências:
  • MOREIRA, J.A., JANUÁRIO, S. (2014) Redes sociais e educação: reflexões acerca do Facebook enquanto espaço de aprendizagem. In: PORTO, C., and SANTOS, E., orgs. Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014, pp. 67-84. ISBN 978-85- 7879-283-1. Available from SciELO Books .
  • Favero, R.; Faller, B; Rosa, R. (2018) Redes sociais e Educação: um possível encontro. Anais do SENID. Disponível em https://www.upf.br/_uploads/Conteudo/senid/2018-artigos-completos/179380.pdf

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PLATAFORMAS DIGITAIS, AMBIENTES DIGITAIS VIRTUAIS 3D, REDES SOCIAIS E JOGOS DIGITAIS: Plataformas Digitais - Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS) e Content Management Systems (CMS).

EDUCAÇÃO DIGITAL E ECOSSISTEMAS DE APRENDIZAGEM EM REDE: Os Ecossistemas Digitais de Aprendizagem

Reflexão Final - PPeL