PLATAFORMAS DIGITAIS, AMBIENTES DIGITAIS VIRTUAIS 3D, REDES SOCIAIS E JOGOS DIGITAIS: Plataformas Digitais - Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS) e Content Management Systems (CMS).

As tecnologias emergentes são cada vez mais utilizadas na comunicação e criação, partilha e interação de conteúdos, nomeadamente em educação. Há já longos anos que a tecnologia desempenha um papel importante nas salas de aula, inicialmente com o uso de filmes ou áudios, palestras gravadas em vídeo e projetores, entre outro, e, mas atualmente, no âmbito dos ambientes digitais virtuais, com recursos a plataformas digitais, onde se incluem os Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS) e Content Management Systems (CMS).

Segundo Siemens e Tittenberger (2009), no final da década de 90, os sistemas de gerenciamento de aprendizagem (LMS), tornaram-se ferramentas essenciais em muitos campus universitários. Os docentes que antes dependiam de páginas da web para postar notas do curso, recursos e ligações, começaram a utilizar as funcionalidades aprimoradas do LMS. Assim, além de fornecerem recursos do curso e apontamentos, professores e alunos podiam interagir em fóruns de discussão e chats ao vivo. Um LMS dispõe de um conjunto de funcionalidades que permitem armazenar, distribuir e gerir conteúdos de aprendizagem, de forma progressiva e interativa, podendo também registar e relatar atividades do aluno, bem como seu desempenho. São exemplos de SGA as plataformas Moodle ou o Google Classroom.



Assim, um Sistema de Gestão da Aprendizagem (Learning Management System - LMS) disponibiliza uma série de recursos, síncronos e assíncronos, que dão suporte ao processo de aprendizagem, permitindo a sua planificação, implementação e avaliação. Muitas vezes são conhecidos apenas como plataformas de e-learning e disponibilizam mecanismos de envio de mensagens, fóruns, receção e envio de materiais e gestores de tarefas/atividades. Sallum (2008, em Cavus, N.; Alhih, M. S., 2014) descreve o LMS como um pacote de alta solução que permite a entrega e administração de conteúdo e recursos a todos os alunos e funcionários, sendo que este sistema contém aplicativos de software e recursos que tornam o conteúdo de aprendizagem facilmente acessível e de fácil gestão.

A tecnologia e o software têm o potencial de reduzir a separação entre aluno, professor e/ou recursos. Atividades podem expandir-se para além das quatro paredes de uma sala de aula. O design educativo neste tipo se plataforma e modelos de aprendizagem procura apoiar os alunos na construção dos eu conhecimento, através da discussão, reflexão, sendo que os recursos informativos atuam como mediadores do processo de ensino-aprendizagem, permitindo, inevitavelmente, compreender e coordenar novas relações de tempo e espaço. As interações aluno-professor não se limitam à sala de aula e ao tempo determinado para as aulas.

O LMS permite gerir tanto a sala de aula presencial, como a aprendizagem on-line, e-learning. A finalidade principal desse tipo de aplicação é a aprendizagem, em partículas a aprendizagem colaborativa, suportada pelo computador.

Um Sistema de gestão de conteúdo (Content management System - CMS) é um aplicativo utilizado para criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo em plataformas digitais, permitindo que o mesmo seja modificado, removido e adicionado sem a necessidade do conhecimento da linguagem HTML de marcação. O conteúdo pode incluir textos, imagens, áudios, vídeos, documentos e outros formatos de arquivos digitais. Resumidamente, um CMS é um software que providenciam algum nível de autonomia nas tarefas requeridas para gerir efetivamente o conteúdo (Barker, 2016), sob um modelo/framework de website pré-estruturado, com recursos básicos de usabilidade, visualização e administração já prontamente disponíveis. São exemplos o Wordpress e até o Blogger.

OS CMS podem funcionar como excelentes ambientes para o processo de ensino-aprendizagem e para a organização da informação produzida em ambientes com fins educacionais.

Contudo, um CMS permite a gestão de CONTEÚDO, um LMS permite a gestão da APRENDIZAGEM, a qual inclui a disponibilização de conteúdos.

Convêm salientar que a construção de uma plataforma a partir de ferramentas de interação não é condição suficiente para que a aprendizagem ocorra de forma significativa.


Referências:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

EDUCAÇÃO DIGITAL E ECOSSISTEMAS DE APRENDIZAGEM EM REDE: Os Ecossistemas Digitais de Aprendizagem

A VIRTUALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS - AUTENTICIDADE E TRANSPARÊNCIA

TRABALHO FINAL - Proposta de Plano de Dissertação em Pedagogia do eLearning