PLATAFORMAS DIGITAIS, AMBIENTES DIGITAIS VIRTUAIS 3D, REDES SOCIAIS E JOGOS DIGITAIS: Plataformas Digitais - Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS) e Content Management Systems (CMS).
As tecnologias emergentes são cada vez mais utilizadas na comunicação e criação, partilha e interação de conteúdos, nomeadamente em educação. Há já longos anos que a tecnologia desempenha um papel importante nas salas de aula, inicialmente com o uso de filmes ou áudios, palestras gravadas em vídeo e projetores, entre outro, e, mas atualmente, no âmbito dos ambientes digitais virtuais, com recursos a plataformas digitais, onde se incluem os Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS) e Content Management Systems (CMS).
Segundo Siemens e Tittenberger (2009), no final da década de 90, os sistemas de gerenciamento de aprendizagem (LMS), tornaram-se ferramentas essenciais em muitos campus universitários. Os docentes que antes dependiam de páginas da web para postar notas do curso, recursos e ligações, começaram a utilizar as funcionalidades aprimoradas do LMS. Assim, além de fornecerem recursos do curso e apontamentos, professores e alunos podiam interagir em fóruns de discussão e chats ao vivo. Um LMS dispõe de um conjunto de funcionalidades que permitem armazenar, distribuir e gerir conteúdos de aprendizagem, de forma progressiva e interativa, podendo também registar e relatar atividades do aluno, bem como seu desempenho. São exemplos de SGA as plataformas Moodle ou o Google Classroom.
Assim, um Sistema de Gestão da Aprendizagem (Learning Management System - LMS) disponibiliza uma série de recursos, síncronos e assíncronos, que dão suporte ao processo de aprendizagem, permitindo a sua planificação, implementação e avaliação. Muitas vezes são conhecidos apenas como plataformas de e-learning e disponibilizam mecanismos de envio de mensagens, fóruns, receção e envio de materiais e gestores de tarefas/atividades. Sallum (2008, em Cavus, N.; Alhih, M. S., 2014) descreve o LMS como um pacote de alta solução que permite a entrega e administração de conteúdo e recursos a todos os alunos e funcionários, sendo que este sistema contém aplicativos de software e recursos que tornam o conteúdo de aprendizagem facilmente acessível e de fácil gestão.
- Siemens, G. & Tittenberger, P. (2009). Handbook of Emerging Technologies for Learning. University of Manitoba. Disponível em https://www.bucks.edu/media/bcccmedialibrary/documents/academics/facultywebresources/Handbook_Emerging-Technologies.pdf
- Cavus, N.; Alhih, M. S. (2014) Learning management systems use in science education. Procedia - Social and Behavioral Sciences 143 ( 2014 ) 517 – 520. Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042814043572
- Barker, D. (2016) Web Content Management - Systems, features, and best practices. O’Reilly. Disponível em https://books.google.tl/books?hl=pt-PT&lr=&id=x6_NCwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PR2&dq=Content+Management+Systems+(CMS&ots=VKPJArtWLQ&sig=7oFaesrRaa1FyqA_R0CzCOH6OU4&redir_esc=y#v=onepage&q=Content%20Management%20Systems%20(CMS&f=false
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