Molduras metodológicas em pedagogia do elearning

No âmbito da Unidade Curricular Metodologias de Investigação em Contextos Online, o Tema 3 fomos desafiados a, individualmente, explorar e selecionar um desenho metodológico, com indicação dos instrumentos e técnicas de recolha e de análise de dados, por forma a apresentar uma proposta adequada ao problema que nos propomos estudar e dar resposta às questões de investigação decorrentes do mesmo. Depois de apresentado o desenho metodológico, somos convidados a analisa criticamente e discutir as propostas metodológicas dos colegas.

Assim, depois de apresentado (em Power Point) e discutido o desenho metodológico do meu projeto de investigação, bem como o dos colegas, conclui-se a temática, com esta sistematização das aprendizagens realizadas e reflexão crítica das mesmas, bem como do meu desempenho na realização das tarefas.

Deixo aqui, em anexo, a apresentação em Power Point, bem como o documento descritivo final.

Molduras metodológicas - Power Point





Sistematização das aprendizagens

Dando seguimento à temática escolhida desde o início da Unidade Curricular, nomeadamente os Ecossistemas de Aprendizagem e os Modelos Pedagógicos Virtuais que são utilizados na Formação Contínua de Professores, em Timor-Leste, e tendo por base o enquadramento metodológico realizado na fase de diagnóstico, realizado sustentado nas aprendizagens realizadas na Unidade Curricular Investigação em Educação, procedi a uma atualização desse enquadramento metodológico, assente nas aprendizagens realizadas sobre o que é o e-research e a investigação em contextos on-line. Assim, para além de clarificar os instrumentos utilizados na recolha de dados, como e-formulários, a utilização da MAECC como uma forma sistematizada de análise do conhecimento científico, e análise de dados, SPSS e Nvivo, pode estudar um pouco cobre a

Esta tarefa permitiu-me compreender ainda melhor as bases teóricas do e-research e das metodologias e instrumentos a utilizar nesta metodologia de investigação.


Reflexão sobre a minha realização das tarefas


Compreendo que atingi os objetivos definidos para esta atividade, uma vez que:

- cumpri os prazos definidos, bem como os requisitos de formatação dos artefactos, nomeadamente 7 diapositivos para a apresentação, em Power Point, do desenho metodológico, e, no máximo, 5 páginas para o documento em Word, descritivo do desenho metodológico;

- de acordo com os comentários dos colegas, a apresentação PPT era clara, sendo os elementos apresentados pertinentes, e a proposta coerente;

- as minhas respostas às sugestões dos colegas foram justificadas e fundamentadas, quando se mostrava necessário, e de aceitação, quando o mesma fazia sentido para o meu desenho metodológico;

- o texto onde descrevo o meu “desenho metodológico" parece-me adequado aos objetivos a que me proponho, fundamentado teoricamente;

- participei nos debates, alertando os colegas para pontos, das suas propostas, que não me pareciam estar muito claros, comentando e alertando para outras possibilidades para os seus desenhos metodológicos, de forma a serem melhorados.

Assim, considero que o meu trabalho e a minha prestação durante este tema foi de boa qualidade.





Conclusão


A preparação da apresentação das molduras metodológicas para a minha proposta de projeto permitiu-me refletir mais sobre a minha proposta. As contribuições dos colegas permitiram-me melhorar a minha proposta e verificar que ela é compreensível por terceiros. Assim, considero que me encontro no “bom caminho” para a apresentação de um projeto de investigação relevante, fundamentado, compreensível e exequível.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

EDUCAÇÃO DIGITAL E ECOSSISTEMAS DE APRENDIZAGEM EM REDE: Os Ecossistemas Digitais de Aprendizagem

A VIRTUALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS - AUTENTICIDADE E TRANSPARÊNCIA

TRABALHO FINAL - Proposta de Plano de Dissertação em Pedagogia do eLearning