Tema 2 - Bibliografia Anotada relativa ao tópico "Personal Learning Environments.”
No âmbito da Unidade Curricular Processo Pedagógicos em E-learning, na temática II - Personal Learning Environments (PLE), somos desafiados, novamente a elaborar uma bibliografia anotada subjacente ao tema.
Depois de uma pesquisa e da leitura de alguns artigos, foram selecionados os dois que se seguem. O primeiro, apesar de não serem muito recentes, sobressaiu de entre os artigos identificados por abrir o leque da utilização dos PLE não apenas ao aluno, mas também ao professor, como uma forma de aprendizagem contínua e de suporte profissional, sendo que o artigo é de uma docente do ensino superior aposentada, à data. O segundo, mais recente, mostra-se interessante por apresentar uma relação entre os PLEs e a sustentabilidade, ambiental e das aprendizagens.
Seguem-se as duas bibliografias selecionadas anotadas.
· Silva, S. (2012) Ambiente Pessoal de Aprendizagem (PLE) como Recurso de Aprendizagem para o Professor. Revista GEINTEC, Vol .2/n. 2/ p. 120-128. DOI.:10.7198/S2237-07222012000200003
Acedido a 11/05/2021, em http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/27
A autora propõe-se a realizar uma reflexão sobre o uso do Ambiente
Pessoal de Aprendizagem (PLE) pelo professor como recurso para a sua própria
aprendizagem e formação profissional. A evolução das tecnologias de informação
e comunicação e da internet permite que atualmente as pessoas se conectem umas
às outras, acedam e partilhem informação, podendo, assim, a educação acontecer
em qualquer momento e em qualquer lugar. Assim, o novo paradigma da educação
com recurso às tecnologias, potencializa o surgimento de PLE.
Analisando as propostas de vários autores que, desde 2001, se
têm debruçado sobre o PLE, a autora assume um PLE como “um processo de
aprendizado criado, organizado e definido pelo indivíduo que deseja aprender”
(p. 123), onde se recorre a recursos de informação e comunicação disponíveis na
web e o criador participa, simultaneamente, como leitor e autor de conteúdos, participando
ativamente na construção de conhecimento.
Desta forma, os PLES podem ser vistos como uma ferramenta muito
útil nos processos de aprendizagem ao longo da vida. Logo, o uso desta
ferramenta pelos profissionais da educação permite-lhes aceder a mais informações
e a interagir com os colegas, relatando experiências, comentando descobertas,
colocando dúvidas e inquietações, gerando um ambiente colaborativo e participativo
que potencializa a aprendizagem contínua. As tecnologias e metodologias
descobertas nestes ambientes poderão ser utilizadas em sala de aula, junto dos
alunos. A autora afirma que os PLEs promovem professores mais independentes, autónomas
e com capacidade de resposta para as rápidas mudanças do mundo, ou seja, proativos
e protagonistas do próprio desenvolvimento pessoal e profissional, exigindo,
contudo, o domínio de certas competências como saber comunicar e pesquisar,
avaliar informações, refletir sobre conteúdos e participar como criador de conteúdos.
A reflexão realizada pela autora durante o artigo mostra-se
interessante por analisar os benefícios do uso dos PLEs, não apenas em contexto
educativo, pelo professor, mas também como desenvolvimento pessoal e
profissional, o que conduzirá, necessariamente, a melhorais nas suas práticas pedagógicas,
por se tornarem mais atuais e adequadas à realidade dos jovens.
· Rus-Casas, C.; La Rubia, M.D.; Eliche-Quesada, D.; Jiménez-Castillo, G.; Aguilar-Peña, J.D. (2021) Online Tools for the Creation of Personal Learning Environments in Engineering Studies for Sustainable Learning. Sustainability 2021, 13, 1179. https://doi.org/10.3390/su13031179
Acedido a 9/05/2021, em https://www.mdpi.com/2071-1050/13/3/1179/pdf
Este artigo descreve uma experiência educacional na qual
foram criados ambientes pessoais de aprendizagem (PLEs) como uma ferramenta
para a aquisição de conteúdos pedagógicos nas áreas das ciências, tecnologia, engenharia
e matemática (STEM). Pretendia-se perceber como é que as ferramentas digitais
influenciam as perceções e o desenvolvimento da capacidade de pensamento
crítico nos alunos. A experiência decorreu com alunos do ensino superior, licenciatura
e mestrado em STEM, que foram convidados a desenvolver PLEs no âmbito dos seus
estudos superiores. Foram aplicados dois questionários para obter informações
sobre as ferramentas usadas e o desenvolvimento das atividades. Os dados
recolhidos foram analisados por meio do teste Kaiser – Meyer – Olkin e
correlação de Pearson.
Assim, os autores puderam concluir que, apesar de os PLEs fomentam
uma aprendizagem sustentável, quer no sentido ambiental, quer no sentido de proporcionar
aquisições de conhecimentos e competências duradoiras. A utilização de PLEs,
por um lado, reduz a utilização de recursos materiais desperdiçáveis (papel), elemina
barreiras espaciais, reduz deslocações, entre outros. Por outro, permite ainda
o desenvolvimento das competências de “trabalho colaborativo” e de “gestão e
organização da informação”, uma vez que o modelo de aprendizagem assume o aluno
como protagonista. Além disso, verificou-se que os PLEs promovem uma melhor compreensão
dos conteúdos, bem como melhores resultados acadêmicos.
Este artigo mostra-se relevante, pois reforça a importância das
TIC para um desenvolvimento sustentável, no qual a educação tem um papel
estratégico. A educação para a sustentabilidade reflete a preocupação em educar
as pessoas em diferentes habilidades relacionadas à compreensão do que está a
acontecer (aprender a conhecer), integração na sociedade em que vive (aprender
a ser) e saber participar (aprender a fazer e aprender a conviver) para
possibilitar uma sociedade mais sustentável e justa para todos. Para além
disso, a educação para a sustentabilidade deve desenvolver a capacidade de
aprender como aprender, bem como permitir a colaboração entre os indivíduos.
Comentários
Enviar um comentário