TECNOLOGIAS INTERATIVAS DA WEB SOCIAL PARA A CRIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: Tecnologias de partilha de imagem, som e vídeo
No decorrer da Unidade Curricular tivemos oportunidade de experimentas diferentes ferramentas que permitem a partilha de imagem, som e vídeo. Para além dos fóruns de discussão, os quais já tínhamos experienciado, e dos momentos síncronos, com recurso a ferramentas de web conference, tais como Zoom e Meet, podemos utilizar e aprender com e no ViedoAnt e no Hypothes.is e outros espaços do metaverso.
O VideoAnt é considerado uma boa ferramenta para adicionar anotações e comentários a vídeos hospedados na web, suportando anotação de diferentes arquivos de vídeo, bem como vídeos do YouTube, e permitindo guarda as anotações e aceder às mesmas mais tarde, desde que criada uma conta, gratuita.
Os VideoAnts são boas opções para a criação de salas de aula combinadas e invertidas.
A ferramenta funciona de forma muito simples e intuitiva. O criador, ao gerar um Ant, é direcionado para a página de anotação, onde pode adicionar e gerir as anotações e editar configurações de privacidade e compartilhamento. É possível ainda compartilhadas publicamente as Ants (vídeos comentados). Também é possível compartilhar Ants com grupos de usuários. Assim, como professor, podemos criar um grupo para a turma e convidar os alunos a participarem. Ao conceder aos alunos permissão para fazer anotações, eles podem fazer anotações e comentar os vídeos uns dos outros.
O VideoAnt foi projetado especificamente para fins educacionais e pode ser usado para uma variedade de propósitos instrucionais, desde a criação de apresentações de palestras, usando VideoAnt como discussão em grupo; VideoAnts de alunos como reflexão crítica ou autoavaliação e VideoAnt de alunos como revisão por pares ou pequena discussão em grupo. Neste último caso, a ferramenta tem disso usada na formação inicial de professores, permitindo que estes e os seus pares analisem e discutam as suas performances em sala de aula.
Nesta UC o VideoAnt foi utilizado, numa primeira fase, como discussão em grupo e, numa segunda fase, para permitir a visualização e discussão de forma assíncrona da Sessão Síncrona do Tema 2 com a presença da Professora Mary Sales da Universidade do Estado da Bahia, sob a temática Tecnologias Digitais e o potencial para a construção de ecossistemas pedagógicos de aprendizagem.
Neste sentido, a ferramenta permitiu desenvolver um cenário de aprendizagem que combina simultaneamente ambientes síncronos e assíncronos, remetendo-nos para uma experiência de aprendizagem HyFlex.
Na temática 3, ainda experimentamos o Hypothes.is, como um ambiente de sala virtual. Esta ferramenta de anotação online permite que os utilizadores anotem, de forma aberta, websites, jornais online, artigos. Permite ainda a criação de grupos para a partilha de textos online, recursos, ligações e anotações.
Comentários
Enviar um comentário