Molduras teóricas em pedagogia do elearning
No âmbito da Unidade Curricular Metodologias de Investigação em Contextos Online, o Tema 2 fomos desafiados a, individualmente, procedermos à pesquisa, leitura e redação de um artigo de "Reflexão Teórica ou revisão crítica de literatura" para a RE@D, Revista de Educação a Distância e Elearning, podendo assumir, como ponto de partida, parte do trabalho apresentado no diagnóstico inicial da unidade curricular.
O tema escolhido foi “Ecossistemas de Aprendizagem e Modelos Pedagógicos Virtuais na Formação Contínua de Professores”, uma vez que me proponho estudar a formação contínua de professores em Timor-Leste, que recorre à educação digital, para assim, a descrever e categorizar de acordo com os modelos de pedagógicos virtuais.
Apresentado o artigo, que se encontra em anexo, conclui-se a temática, com esta sistematização das aprendizagens realizadas e reflexão crítica das mesmas, bem como do meu desempenho e dos colegas na realização das tarefas.
Ecossistemas de Aprendizagem e Modelos Pedagógicos Virtuais na Formação Contínua de Professores
Sistematização das aprendizagens
Esta atividade permitiu-me compreender melhor o que é uma reflexão teórica ou revisão crítica de literatura e preparar melhor a proposta de projeto de dissertação, uma vez que a pesquisa e a análise critica dos documentos permitiu consolidar ideias, nomeadamente sobre educação digital, quer e-learning, quer b-learning, ecossistemas de aprendizagem virtual, ambientes virtuais de aprendizagem, modelos pedagógicos virtuais, e associa-los, de forma teórica com modelos existentes de formação contínua de professores.
Neste sentido, para além das aprendizagens relativas aos conteúdos abordados no próprio artigo, foi possível compreender e assimilar todas as exigências em escrever um artigo acadêmico, desde o rigor à necessidade de um trabalho metódico, por forma a abranger todos os tópicos relevantes ao tema e a cumprir prazos.
Reflexão sobre a minha realização das tarefas
Compreendo que atingi os objetivos definidos para esta atividade, uma vez que, no meu artigo:
- identifiquei e apresentei molduras teóricas em pedagogia do elearning;
- no meu entender, a abordagem é adequada ao tema proposto;
- existe rigor e pertinência, a nível científico e discursivo
- o tema foi aprofundado, com base numa fundamentação e argumentação, suportada por fontes diversas.
Contudo, não respeitei as indicações e cumprimento do prazo, uma vez que tal como outros colegas, solicitamos a extensão do prazo em uma semana.
Admito que, em parte, deveu-se a falta de organização, acrescida de trabalho a nível profissional que foi solicitado, com urgência, sem previa calendarização.
Assim, considero que, à exceção do cumprimento do prazo, o meu trabalho e prestação tem muita qualidade.
Conclusão
Apesar de gostar de aprender, não me predisponho muito à escrita e à criação, nomeadamente de artigos. Gosto mais da vertente prática da aprendizagem, aprender para aplicar. A teorização não é uma área na qual me sinta à vontade.
Contudo, este trabalho ajudou-me a aprofundar mais a temática que me proponho abordar na dissertação de mestrado, mas também a desenvolver estratégias que me ajudem na escrita acadêmica, sem que seja um processo penoso.
Comentários
Enviar um comentário