O progresso tecnológico veio possibilitar que as aprendizagens decorram de forma mais flexível e híbrida (Mondini et al, 2016). A educação digital como um processo de ensino e aprendizagem enriquecido por tecnologias digitais, pauta-se pela interação entre atores humanos (professores e alunos, e por vezes técnicos/especialistas) e não humanos, que coexistem num espaço e que estão em comunicação direta e interdependência. (Moreira e Schlemmer, 2020). Nesta nova forma de aprendizagem à distância surgem, então, novos espaços, não necessariamente físicos, novas relações, mais conexões, onde decorre e das quais depende a aprendizagem. Essa nova existência decorre num ecossistema de aprendizagem digital, onde a aprendizagem ocorre em rede e depende unicamente das interações entre as espécies, as comunidades e o meio ambiente, entre os fatores bióticos (indivíduos da espécie humana e organismos espécie digital) e abióticos (ambiente digital/tecnologias). Um Ecossistema Digital equipara...
No âmbito da unidade curricular Educação e Sociedade em Rede, do mestrado em Pedagogia do eLearning, da Universidade Aberta, é-nos proposto refletirmos sobre a autenticidade e a transparência nas redes sociais, como resultado da virtualização das relações sociais. O Homem sempre foi, por inerência, um ser social. Sempre teve necessidade de estabelecer relações sociais com os seus pares. No passado, essas relações decorriam no âmbito do contacto físico, do face-a-face, que decorriam da presença, física, das pessoas num mesmo local ou no mesmo espaço geográfico. Atualmente, com o crescer das tecnologias de informação e comunicação, surgem novas dinâmicas sociais, as relações não se estabelecem apenas através do contacto presencial, mas também através do espaço virtual, do ciberespaço. Como redere Castells (2003, p. 443)., “estão emergindo online novas formas de sociabilidade e novas formas de vida urbana, adaptadas ao nosso novo meio ambiente tecnológico” Lévy (1999) reconhece o cib...
No âmbito do tema final da Unidade Curricular de Metodologia de Investigação em Contextos Online, somos desafiados e apresentar um Plano de Dissertação em Pedagogia do eLearning. Assim, seguindo um modelo disponibilizado pela docente, e seguindo as orientações da instituição, devemos desenvolver a nossa proposta, entre 15 e 30 páginas, incluindo capa e referências bibliográficas. Deixa-se aqui então a proposta apresentada. PROPOSTA DE PLANO DE DISSERTAÇÃO Sistematização das aprendizagens Dando seguimento à temática escolhida desde o início da Unidade Curricular, nomeadamente os Ecossistemas de Aprendizagem e os Modelos Pedagógicos Virtuais que são utilizados na Formação Contínua de Professores, em Timor-Leste, e tendo por base todos os trabalhos desenvolvidos nesta unidade curricular, nomeadamente o trabalho diagnostico inicial, os enquadramentos teóricos e metodológicos desenvolvidos, aprimorei e adequei a minha proposta de plano de dissertação, de acordo com o m...
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