Objetivos e Roteiro de Conteúdos da Unidade Curricular - PPeL

 

O objectivo principal desta unidade curricular é construir uma base comum de conhecimento, competências e valores relativamente aos aspetos fundamentais da pedagogia do elearning. Através da teoria e da prática, os estudantes deverão adquirir ou desenvolver:

·         conhecimento e uma compreensão aprofundada das questões nucleares no que respeita à aprendizagem individual e colaborativa/cooperativa online, às técnicas de ensino online e ao papel do professor neste contexto;

·         um entendimento conceptual e operativo dos Personal Learning Environments e das suas potencialidades na aprendizagem em rede;

·         conhecimentos e uma boa compreensão das questões mais relevantes no que se refere ao desenho da aprendizagem (learning design) online;

·         competências práticas de desenho de experiências de aprendizagem online;

·         entendimento das dimensões do planejamento de ações pedagógicas online, considerando a seleção e produção de recursos (tipos de vídeos, textos, etc.);

·         conhecimento de ferramentas e plataformas para a criação de cenários de aprendizagem e experimentar seu potencial interativo e colaborativo.;

·         conhecimento de modelos de actividades online e seus potenciais interativos e colaborativos;

·          conhecimento dos modos de organização pedagógica online (aulas, módulos, sequências didáticas, projetos) e suas premissas educacionais.


Sendo que serão abordados os seguintes Temas:

Temática I. A Pedagogia do eLearning (até 26 de abril)

1. Abordagens pedagógicas em elearning

2. O papel do professor em contexto online

Temática II. Personal Learning Environments (até 10 de maio)

1. O conceito de Personal Learning Environment (definição, perspectivas, relevância)

2. Desenvolvimento e uttilização do PLE para a aprendizagem em rede

Temática III. Desenho da aprendizagem online (até 25 julho)

1. Aspetos fundamentais no desenho da aprendizagem em contexto online

2. Compreensão de contextos e criação de cenários e espaços de aprendizagem online

3. Elementos do planejamento: tipos de recursos, atividades e formas de atuação do professor e seus modos e modelos de organização estratégica.

4. Coerência proposta/estratégia/evidência de aprendizagem.

5. Aplicação de conhecimentos e competências adquiridos na concepção de uma actividade aprendizagem online


Comentários

Mensagens populares deste blogue

EDUCAÇÃO DIGITAL E ECOSSISTEMAS DE APRENDIZAGEM EM REDE: Os Ecossistemas Digitais de Aprendizagem

A VIRTUALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS - AUTENTICIDADE E TRANSPARÊNCIA

TRABALHO FINAL - Proposta de Plano de Dissertação em Pedagogia do eLearning