Objetivos e Roteiro de Conteúdos da Unidade Curricular - PPeL
O objectivo principal desta
unidade curricular é construir uma base comum de conhecimento, competências e
valores relativamente aos aspetos fundamentais da pedagogia do elearning. Através
da teoria e da prática, os estudantes deverão adquirir ou desenvolver:
·
conhecimento e uma compreensão
aprofundada das questões nucleares no que respeita à aprendizagem individual e
colaborativa/cooperativa online, às técnicas de ensino online e ao papel do
professor neste contexto;
·
um entendimento conceptual e
operativo dos Personal Learning Environments e das suas
potencialidades na aprendizagem em rede;
·
conhecimentos e uma boa
compreensão das questões mais relevantes no que se refere ao desenho da aprendizagem
(learning design) online;
·
competências práticas de desenho
de experiências de aprendizagem online;
·
entendimento das dimensões do
planejamento de ações pedagógicas online, considerando a seleção e produção de
recursos (tipos de vídeos, textos, etc.);
·
conhecimento de ferramentas e plataformas para a criação de
cenários de aprendizagem e experimentar seu potencial interativo e
colaborativo.;
·
conhecimento de modelos de actividades online e seus potenciais
interativos e colaborativos;
·
conhecimento dos modos de organização pedagógica online
(aulas, módulos, sequências didáticas, projetos) e suas premissas educacionais.
Sendo que serão abordados os seguintes Temas:
Temática I. A Pedagogia
do eLearning (até 26 de abril)
1. Abordagens pedagógicas
em elearning
2. O papel do professor
em contexto online
Temática II. Personal
Learning Environments (até 10 de maio)
1. O conceito
de Personal Learning Environment (definição, perspectivas,
relevância)
2. Desenvolvimento e
uttilização do PLE para a aprendizagem em rede
Temática III. Desenho da
aprendizagem online (até 25 julho)
1. Aspetos fundamentais
no desenho da aprendizagem em contexto online
2. Compreensão de
contextos e criação de cenários e espaços de aprendizagem online
3. Elementos do
planejamento: tipos de recursos, atividades e formas de atuação do professor e
seus modos e modelos de organização estratégica.
4. Coerência
proposta/estratégia/evidência de aprendizagem.
5.
Aplicação de conhecimentos e competências adquiridos na concepção de uma
actividade aprendizagem online
Comentários
Enviar um comentário