As tecnologias emergentes são cada vez mais utilizadas na comunicação e criação, partilha e interação de conteúdos, nomeadamente em educação. Há já longos anos que a tecnologia desempenha um papel importante nas salas de aula, inicialmente com o uso de filmes ou áudios, palestras gravadas em vídeo e projetores, entre outro, e, mas atualmente, no âmbito dos ambientes digitais virtuais, com recursos a plataformas digitais, onde se incluem os Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS) e Content Management Systems (CMS). Segundo Siemens e Tittenberger (2009), no final da década de 90, os sistemas de gerenciamento de aprendizagem (LMS), tornaram-se ferramentas essenciais em muitos campus universitários. Os docentes que antes dependiam de páginas da web para postar notas do curso, recursos e ligações, começaram a utilizar as funcionalidades aprimoradas do LMS. Assim, além de fornecerem recursos do curso e apontamentos, professores e alunos podiam interagir em fóruns de discussão e chats ao viv
O progresso tecnológico veio possibilitar que as aprendizagens decorram de forma mais flexível e híbrida (Mondini et al, 2016). A educação digital como um processo de ensino e aprendizagem enriquecido por tecnologias digitais, pauta-se pela interação entre atores humanos (professores e alunos, e por vezes técnicos/especialistas) e não humanos, que coexistem num espaço e que estão em comunicação direta e interdependência. (Moreira e Schlemmer, 2020). Nesta nova forma de aprendizagem à distância surgem, então, novos espaços, não necessariamente físicos, novas relações, mais conexões, onde decorre e das quais depende a aprendizagem. Essa nova existência decorre num ecossistema de aprendizagem digital, onde a aprendizagem ocorre em rede e depende unicamente das interações entre as espécies, as comunidades e o meio ambiente, entre os fatores bióticos (indivíduos da espécie humana e organismos espécie digital) e abióticos (ambiente digital/tecnologias). Um Ecossistema Digital equipara-se,
A última tarefa da Unidade Curricular (UC) de Processos Pedagógicos em Elearning corresponde à apresentação de um ePortfólio de participação nesta UC “que integre uma seleção representativa das contribuições consideradas mais relevantes para o processo comum de aprendizagem (excetuam-se os trabalhos apresentados e avaliados) e uma reflexão sobre o processo de aprendizagem”, conforme contrato de aprendizagem apresentado pelas docentes Paula Carolei e Lina Morgado. A seleção das contribuições foi sendo feita ao longo do semestre, e partilhadas no meu blog do mestrado, funcionando como um ePortfólio . Assim, optei por organizar esta reflexão de acordo com os temas da UC, disponibilizando as ligações para as partilhas previamente feitas. Tema I – A Pedagogia do eLearning No tema I, visando um conhecimento e compreensão, aprofundados, das questões nucleares no que respeita à aprendizagem individual e colaborativa/cooperativa online, às técnicas de ensino online e ao papel do professor, en
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